Corrimão para escada é medida de segurança para idosos

Você sabia que cerca de 30% das pessoas com mais de 65 anos caem ao menos uma vez no ano? Desse percentual, uma em cada vinte quedas resulta em fratura ou internação.

No processo de envelhecimento, alguns idosos desenvolvem dificuldade para andar porque têm dor nas articulações ou perderam massa muscular, ou dificuldade em enxergar o caminho e de desviar de um obstáculo e até mesmo podem perder seu equílibrio. Por isso é tão importante tomar algumas providências para evitar a queda e uma possível fratura em uma pessoa idosa.

Para isso, realize algumas adaptações na casa, eliminando perigos e adequando a casa às dificuldades do idoso tornando-a mais segura. Retirar tapetes, instalar corrimões e colocar barras de suporte no banheiro, onde é um local que está sempre molhado e por isso tem um maior risco de queda por escorregões nesse local, são algumas atitudes que devem ser feitas.

Se a casa do idoso possui escadarias, o ideal seria transformá-las em rampas, se possível. Todo acesso, seja por escada ou por rampas, devem conter corrimãos. Um corrimão para escada de ambos os lados permite que o idoso se segure para subir ou descer, dando mais segurança.

Algumas casas possuem escadas de acesso da garagem para a porta de entrada. O corrimão para escada deverá estar em ambos os lados, mesmo que um dos lados da escada seja parede.

Outras medidas de segurança, incluem:
– consertar calçadas e degraus quebrados
– manter os caminhos livres de sujeira e entulho
– manter os locais de acesso bem iluminados
– prender tacos que estejam soltos
– não encerar piso para que não fique escorregadio
– consertar cadeiras ou móveis que não estejam firmes
– colocar piso antiderrapantes na cozinha e banheiro e em outras áreas molhadas

Se você viu a necessidade de instalar corrimãos ou suportes de segurança para ajudar um familiar idoso ou conhecido, entre em contato conosco.